
Na busca constante por inovação e eficiência na engenharia civil, a tecnologia do Expander Body tem se destacado como uma solução revolucionária para fundações profundas.
Nos últimos anos, tivemos a oportunidade de conhecer e aplicar esse sistema na prática em obras desafiadoras.
O Expander Body (EB) é uma técnica pioneira no Brasil, já utilizada no exterior, para aumentar a capacidade de carga de estacas em todos os tipos de solo adequados para fundações profundas. Utilizando um dispositivo expansível no fundo da estaca, cria-se uma base alargada com a injeção de nata de cimento no bulbo e no fundo do EB, o que proporciona uma maior área de suporte e uma melhor distribuição de cargas, aumentando a resistência de ponta e o atrito lateral em relação ao solo. Em resumo, ele garante:
– Aumento da Capacidade de Carga: Melhora significativamente a capacidade de carga das estacas, em 70-80% na compressão e em 40% na tração, quando comparada às estacas escavadas convencionais, tornando as fundações mais eficientes e seguras.
– Economia de Recursos: Permite a utilização de estacas mais curtas ou de menor diâmetro, resultando em economia de materiais e custos, bem como tempo de mão de obra e despesas com aluguel de equipamentos e operação, com redução de até 60%.
– Sustentabilidade: Reduz a quantidade de concreto e aço necessários, contribuindo para práticas de construção mais sustentáveis.
Ter uma equipe sempre atualizada e abraçar novas tecnologias exige mais dos profissionais tecnicamente, e é o que garante obras mais eficientes, com mais segurança, qualidade e economia de recursos, sejam eles tempo, materiais ou mão de obra.
Engenharia é desenvolver soluções onde outros não enxergam. É usar tudo ao seu redor para resolver cada desafio, e é isso que nos move.
#EngenhariaCivil #Inovação #Tecnologia #ExpanderBody #Fundações #Sustentabilidade #Construção #Engenharia #Geotecnia



